sexta-feira, 27 de março de 2009

Chefs italianos estão atônitos com máquina de fazer pizza em três minutos - O Globo

 

Invenção polêmica

Chefs italianos estão atônitos com máquina de fazer pizza em três minutos

Publicada em 27/03/2009 às 11h48m

Reuters

Uma amostra da pizza da máquina expressa

ROMA - Uma máquina para fazer pizza em questão de minutos, por alguns euros, está causando comoção entre os cozinheiros italianos antes mesmo de chegar ao mercado, o que está previsto para acontecer nas próximas semanas.

A máquina "Let's Pizza" utiliza raios infravermelhos e uma tecnologia desenvolvida na Universidade de Bolonha pra transformar farinha e água em massa, cobri-la com molho de tomate e uma seleção de sabores, cozinhando tudo em menos de três minutos.

" Esta não é apenas uma máquina expressa, é uma mini-pizzaria "

Seu criador, Claudio Torghele, afirma que a máquina demonstrou ser fácil de usar em testes realizados em duas regiões italianas, mas os gourmets argumentam que fere os métodos tradicionais da cozinha típica.

Curioso olha a máquina de pizza em funcionamento

- Esta não é apenas uma máquina expressa, é uma mini-pizzaria - diz Torghele, de 56 anos.

- Tem janelas que permitem ver o processo de elaboração da pizza. As crianças, inclusive o meu filho, ficam encantadas. Quando a máquina entra em funcionamento acaba atraindo uma multidão - conta.

A máquina foi desenvolvida pelo grupo anglo-holandês Unilever e aprovada na Alemanha - diz Torghele. Seu criador espera lançar a máquina em toda a Europa e nos Estados Unidos, com ingredientes que variam de acordo com os gostos locais.

A Itália é famosa por sua culinária e há um movimento neste país contrário ao fast-food, apelidado de "comida lenta". Entretanto, tem mais máquinas expressas que qualquer outro país europeu, segundo uma entidade da indústria, a maioria de café.

" Esta máquina é um brinquedo. Talvez encontre mercado no exterior "

Os puristas dizem que a pizza italiana - inventada no seúclo XVII, na cidade de Nápoles - não pode ser feita às pressas, uma vez que a massa deve descanar por 12 horas, os ingredientes devem estar frescos e o forno precisa ser aquecido a 300ºC.

- Esta máquina é um brinquedo - diz Pino Morelli, da Associação de Pizzarias italiana. - Talvez encontre mercado no exterior, mas os italianos nasceram com a pizza, suas mães os criaram com ela - acrescenta.

Na Pizzaria Brandi, no centro de Nápoles, a reação à invenção de Torghele foi fria. O restaurante inventou a pizza Margherita em 1889, em homenagem à rainha que unificou o país. O tomate, o queijo e o manjericão lembram a bandeira italiana.

- Infelizmente, hoje a gente inventa muitas coisas, mas não se usa parâmetro de comparação, em especial, em termos de qualidade - avalia o chefe Marcello.

- O único benefício é o preço - acrescenta.

- Devemos ignorar a 'máquina de pizzas' e trazer de volta as velhas juke-box, pelo menos, eram encantadoras - disse Paolo Pagnani, proprietário do histórico restaurante.

Chefs italianos estão atônitos com máquina de fazer pizza em três minutos - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário