quarta-feira, 29 de abril de 2009

SINDICAFÉ - Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo

SINDICAFÉ - Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo

Melitta lança em SP linha de cafés com três regiões cafeeiras do Brasil Mogiana, Sul de Minas e Cerrado

Posted: 29 Apr 2009 05:45 AM PDT

Aromas e sabores distintos presentes nas três versões do lançamento

28/04/2009 - A Melitta lança, em todo o estado de São Paulo, a linha de cafés Regiões Brasileiras. Três produtos diferentes, produzidos cada um com os grãos das três mais nobres regiões cafeeiras do Brasil - Mogiana, Sul de Minas e Cerrado - a linha Regiões Brasileiras proporciona ao consumidor um café superior, uma bebida com aromas e sabores incomparáveis.

"Ao lançarmos a linha Melitta Regiões Brasileiras, no estado de São Paulo, buscamos valorizar as três mais importantes regiões produtoras do país, além disso, temos como objetivo a conscientização dos consumidores sobre as diferenças entre um produto e outro. Será sem dúvida uma rica experiência para o consumidor conferir novos sabores e aromas do café", explica Bernardo Wolfson, presidente da Melitta do Brasil.

"No fim de 2008 lançamos a linha de cafés Regiões Brasileiras nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Agora, estamos lançando-os também no importante estado de São Paulo. Esses lançamentos seguem nossa estratégia de estar cada vez mais presentes em mais lares brasileiros com nossa ampla linha de cafés de qualidade e produtos para o preparo de café complementa o executivo".

As especificidades de relevo e clima de cada uma das regiões produtoras de café influenciam no produto final da lavoura - o grão. A Melitta foi buscar uma seleção dos melhores grãos das principais regiões cafeeiras para compor sua linha "Regiões": o sabor delicado e aromático dos grãos da região Mogiana, a bebida encorpada com aroma levemente frutado do Sul de Minas e a acidez cítrica do café do Cerrado.

café Sustentável

Além de propiciar aos consumidores novas descobertas, em sabores e aromas de café, a Melitta quer estimular a prática da sustentabilidade em um produto que está presente no dia a dia de mais de 93% dos lares brasileiros, apoiando e incentivando o programa cafés Sustentáveis da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do café). Para desenvolver essa nova linha de cafés Melitta, a empresa buscou nas fazendas de cada uma das regiões (Mogiana, Sul de Minas e Cerrado) produtores reconhecidos e certificados pelas suas práticas sustentáveis no plantio e colheita do café. Além de pagar um prêmio por este café sustentável, a Melitta incentiva o progresso pela educação através da entrega de Kits de Material Escolar para as crianças das famílias dos trabalh adores da maioria destas fazendas e comunidades onde a empresa comprou o café sustentável para seu novo produto: Melitta Regiões Brasileiras.

"A Melitta do Brasil acredita no contínuo crescimento do consumo de café e no futuro do Brasil. Por isso estamos muito otimistas de investir no lançamento de mais um produto de qualidade para encantar os paladares de mais consumidores de café em nosso país", finaliza Bernardo Wolfson.

Serviço:
SIM - Serviço de Informação Melitta
0800- 140203

Fonte: www.cafe.agr.br

Colheita no Espírito Santo está já em 10% a 15%

Posted: 29 Apr 2009 05:42 AM PDT

A colheita da safra de café 2009 no Espírito Santo já está em torno de 10% a 15% da produção esperada do conillon.

Segundo Marcus Magalhães, da Maros Corretora, no início de maio começa a colheita do arábica nas regiões mais quentes e baixas, enquanto em junho iniciam os trabalhos nas regiões mais frias e altas do estado.

O ritmo da colheita no estado até agora é considerado normal para o período. A Conab aponta a produção 2009 no Espírito Santo entre 9,2 e 9,7 milhões de sacas, devendo apresentar queda de 5,0% a 9,7% contra 2008, quando a safra foi indicada em 10,2 milhões de sacas.

Para Magalhães, a safra do Espírito Santo deverá confirmar essas estimativas da Conab.

"O clima está ajudando e, ao que parece, estamos entrando na safra com pouca chuva, o que será bom para os trabalhos de colheita", afirma.

Lamenta, entretanto, a mão-de-obra difícil e cara que os produtores vêm enfrentando, além dos preços, que estão caindo "ladeira abaixo". Segundo informações colhidas por Magalhães, também na Bahia a colheita de conillon está andando em torno de 10% a 15%, evoluindo bem no sul e norte do estado.

Tanto na Bahia quanto no Espírito Santo, segundo ele, não há pressa na colheita diante do cenário desfavorável do mercado e das dificuldades com mão-de-obra.

Fonte: www.cafe.agr.br

Governo estimula renovação das lavouras de café arábica em Dores do Rio Preto

Posted: 29 Apr 2009 05:39 AM PDT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realiza, nesta quinta-feira (30), o III Encontro de Produtores de Café Arábica de Dores do Rio Preto e o Seminário Regional do Programa 'Renovar Arábica'. O evento acontece a partir das 13 horas, no Divisa Tênis Clube, no município de Dores do Rio Preto.

Participam do evento o secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Santos, o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, representantes da Prefeitura de Dores do Rio Preto, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Banestes.

No encontro haverá palestras e discussões sobre as perspectivas do mercado de café, as linhas de crédito rural para cafeicultura, melhoria de qualidade da produção, colheita e pós-colheita e, ainda, legislação trabalhista e sindical.

Promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor cafeeiro é uma das diretrizes do Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag). As principais estratégias do Novo Pedeag são: elevar a produtividade ampliando sua base genética, promover assistência técnica aos produtores, estimular o associativismo para alcançar ganhos em valor e escala no âmbito da cadeia produtiva.

Programa 'Renovar Arábica'

A Seag pretende que o Programa 'Renovar Arábica' seja implantado em 49 municípios, numa área de aproximadamente 190 mil hectares, em mais de 20 mil pequenas propriedades, que envolvem aproximadamente 53 mil famílias.

As principais metas do programa são: A renovação de 100% do parque cafeeiro de arábica, em um prazo de 15 anos, com variedades recomendadas pelas pesquisas científicas e com a utilização de boas práticas agrícolas. Com isso, será possível dar um salto histórico na produção do café arábica capixaba, dobrando a produtividade, elevando de 12 sacas beneficiadas/ha para 23 sacas e aumentando a produção de dois para quatro milhões de sacas, sem estender a área plantada.

Também, faz parte do programa ampliar a produção de café superior de 300 mil para um milhão de sacas por ano, e a exportação do produto com valor agregado, além de implantar salas de provas de café arábica em todos os municípios envolvidos.

Cafeicultura de arábica no Estado

O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil. A produção capixaba representa mais de 25% do total nacional. O Estado fica em 4º lugar no ranking nacional do café arábica, perdendo apenas para Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Um destaque do café no Espírito Santo é sua alta qualidade. O café arábica capixaba é conhecido mundialmente como o "Café das Montanhas do Espírito Santo", e é exportado para países da Europa e para os Estados Unidos.

A cafeicultura é responsável por 43,6% do Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária do Espírito Santo. Já o arábica representa 9,3% do VBP capixaba.

Programação

12h30 – Recepção e Inscrição

13 horas - Abertura – Secretário de Estado da Agricultura – Ricardo Santos
Diretor-presidente do Incaper – Evair Vieira de Mello
Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente – Ailson José Carvalho
Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto – Claudia Martins Bastos

13h30 – Programa "Renovar Arábica" – Fomento
Izaias dos Santos Bregonci – Extensionista do Incaper/ Alegre – ES

14h10- Mercado de Café – Perspectivas
Frederico de Almeida Daher – Superintendente do CETCAF/ Vitória - ES

14h50 - Linhas de Crédito Rural para cafeicultura – Bandes / Banestes

15h30 - Lanche

15h45 – Melhoria de Qualidade da Produção/Colheita e pós-colheita

16h30 – Legislação Trabalhista e Sindical
Waldeque Garcia da Silva – Senar/ Faes/ Vitória – ES

17h15 - Encerramento

Informações à Imprensa:
Gerência de Informação e Análise – Seag
Marcelo Martins
Tel: (27) 3132-1425/ 9824-1739
Texto: Leiliani Maria Sacht
jornalismo@seag.es.gov.br

Alta qualidade do café brasileiro é reconhecida em concurso mundial

Posted: 29 Apr 2009 05:26 AM PDT

São Paulo, 27 - O Brasil teve a alta qualidade de seus cafés mundialmente reconhecida. Ficou em 4º lugar no campeonato Rainforest Alliance Cupping 2009, do qual participaram fazendas certificadas de 11 países produtores dos melhores cafés do mundo. Com a pontuação global 82,42 (em uma escala de 0 a 100), o Brasil deixou para traz Colômbia, Nicarágua, Honduras, México, Panamá e Etiópia. A pontuação brasileira é apenas 1,41 abaixo do 1º colocado, a Guatemala, que teve nota global 83,83. Em 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, El Salvador (83,30) e Costa Rica (82,58).

O desempenho brasileiro foi obtido pela média das notas das dez fazendas participantes, com destaque para a Capoeirinha, da Ipanema Coffees (84,44) e Lambari (84,31), que ficaram em 7º e 8º lugar no ranking mundial dos 10 melhores lotes de cafés, e para a fazenda Sete Cachoeiras Estate Coffee (83,33 - 3º lugar no ranking por país), todas do Sul de Minas Gerais.

Para Washington Rodrigues, da Ipanema Coffees, o resultado definitivamente põe fim ao mito, à velha ideia de que o Brasil produzia quantidade e não qualidade. Opinião compartilhada por Raymond Rebetez, da Fazenda Lambari, para quem as notas obtidas demonstram que estamos absolutamente em linha com o que há de melhor na América Central e que podemos produzir cafés de altíssima qualidade, além de ambientalmente e socialmente sustentáveis. Para Renato Farah Brito, da Sete Cachoeiras, conquistas como essa vão efetivamente começar a mudar a visão dos compradores. Ele disse que o resultado foi uma grande surpresa.

Fonte: www.ae.com.br

Presidente do Incaper visita Embrapa Café e toma conhecimento dos preparativos para o VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Posted: 29 Apr 2009 05:24 AM PDT

BRASÍLIA (ABN News) - O diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, fez uma visita à Embrapa Café no final da semana passada. Ele esteve em Brasília, DF, durante toda a semana a convite do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para discutir as principais ações previstas por aquele ministério em parceria com instituições estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a serem realizadas esse ano, todas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Durante a reunião no MDA, foi apresentado aos cerca de 70 representantes de instituições estaduais e órgãos não governamentais que participavam da reunião o Pronaf Sistêmico. Segundo Evair de Melo, essa ferramenta é um avanço do Pronaf que será implementada daqui para frente pelos organismos de Ater.

Na Embrapa Café, Evair conversou com o gerente geral, Aymbiré Fonseca, e a gerente adjunta técnica, Mirian Eira, sobre o andamento das preparações para o VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Ele ficou sabendo que vários convidados já confirmaram suas participações no Simpósio, que será realizado de dois a cinco de junho de 2009, no Centro de Convenções de Vitória, ES. Entre os participantes que já confirmaram suas presenças estão o empresário Carlos Brando, da P&A Marketing, o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana e os vice-presidentes do Banco do Brasil, Luis Carlos Guedes Pinto, vice-presidente de Agronegócios e Adézio de Almeida Lima, vice-presidente de Crédito, Controladoria e Risco Global do banco.

O (Incaper), instituição fundadora do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), será, pela segunda vez, a anfitriã do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. O segundo simpósio, em 2001, também foi realizado na cidade de Vitória.

Fonte:
www.abn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário