terça-feira, 14 de abril de 2009

Giro

 

No Dia Internacional do Café, aprenda receitas à base do grão

Texto: Aline Moraes

Nesta terça-feira, dia 14 de abril, cada gole de uma das bebidas mais famosas do mundo é um motivo para comemorar. É nesta data que se celebra o Dia Internacional do Café. Seja quente ou gelado, expresso ou com leite, o café é consumido por nove entre dez brasileiros acima de 15 anos, segundo dados da Abic - Associação Brasileira da Indústria de Café.

Foi na Etiópia, há mais de mil anos, que a bebida se originou. Conta a lenda que um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro. Ele próprio experimentou e atestou as propriedades do café. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. Somente no século XVI, na Pérsia, o café foi torrado pela primeira vez, transformando-se na bebida que se conhece hoje.

Quase três séculos depois te a planta ter chegado ao Brasil, em 1727, no estado do Pará, o país é o maior produtor e exportador de café, seguido do Vietnam e da Colômbia. A produção brasileira foi de 48 milhões de sacas de 60 quilos em 2008. Destas, 30 milhões foram exportadas, principalmente para Alemanha, Estados Unidos, Itália, Bélgica e Japão. Minas Gerais é o principal estado produtor do café arábica, com 24 milhões de sacas ao ano, e o Espírito Santo se destaca com a produção de 7,3 milhões de sacas de café conilon.

Confira abaixo algumas sugestões da Abic de como transformar o café numa bebida diferente, num doce e até num prato salgado.

Pudim Capuccino
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite comum
3 ovos
1 xícara de chá de chocolate em pó
2 colheres de sopa de café bem forte
1 forma para pudim, vazada no meio
Margarina e farinha para untar
Modo de preparo:
Comece preparando a forma do pudim. Unte com margarina por todas as laterais e fundo. Faça o mesmo com a farinha. Reserve. Despeje o leite condensado no copo do liquidificador. Encha a mesma lata com o leite para obter a medida correta da receita. Despeje no liquidificador. Despeje também o chocolate e acrescente o café. Por último, acrescente os ovos - clara e gema, sem separar. Bata tudo em velocidade alta até obter uma massa líquida bem homogênea. Despeje delicadamente na forma untada, cobrindo no máximo até a metade do recipiente, pois o pudim dá uma leve crescida - assim, evita-se que ele se desmanche na hora de tirar da forma. Cubra toda a forma com papel alumínio, não se esquecendo de vedar bem nas dobras da borda para impedir a passagem de ar. Ponha água numa assadeira (até 1/3 da altura) e nela coloque a forma com o pudim, como para assar em banho-maria. Leve ao forno moderado (a 150º C) e deixe o pudim cozinhar, sempre tampado, por 1 hora e meia.

Amor-perfeito

Ingredientes:

2 xícaras de chá de leite quente
1 tablete pequeno de chocolate meio amargo picado
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa bem cheia de café em pó
1 colher de chá rasa de canela em pó
3 colheres de sopa de creme de leite

Modo de preparo:
Ferva o leite, junte o pó de café e deixe a infusão por 5 minutos. Coe, volte ao fogo, adicione o chocolate e o açúcar, e mexa até derreter. Retire do fogo, acrescente a canela e o creme de leite, e bata no liquidificador até ficar espumante. Sirva quente ou gelado.

Bisteca de porco ao molho de café

Ingredientes:
5 bistecas de porco
Molho:
2 colheres de sopa de margarina
1 cebola média ralada
1/2 colher de chá de sal
Molho de pimenta a gosto
1/2 colher de sopa de salsinha picada
Suco de 2 laranjas grandes
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de conhaque
1 colher de chá de maisena
3 colheres de sopa de café bem forte
Modo de preparo:
Tempere as bistecas e reserve. Prepare o molho, colocando em uma panela a margarina. Deixe derreter, acrescente a cebola ralada e deixe dourar. Em seguida, acrescente a mostarda, o suco de laranja, o suco do limão, a salsinha, o conhaque, o sal e a pimenta, e mexa por alguns segundos. Á parte, dissolva a maisena no café e acrescente ao molho, mexendo até engrossar. Frite as bistecas e despeje sobre elas o molho.

Giro

Nenhum comentário:

Postar um comentário