quarta-feira, 22 de abril de 2009

SINDICAFÉ - Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo

SINDICAFÉ - Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo

Inglês vence o WBC 2009

Posted: 21 Apr 2009 04:59 PM PDT

Gwilym Davies, da Inglaterra, foi o campeão do 10º World Barista Championship (WBC), que terminou domingo (19) em Atlanta. Em 2º lugar ficou Sammy Piccolo, do Canadá.

Os demais classificados foram: 3º, Michael Phillips, dos Estados Unidos; 4º, Colin Harmon, da Irlanda; 5º, Lee Jong Hoon, da Coréia, e em 6º, Attila Molnar, da Hungria.

Em breve a classificação final de todos os baristas poderá ser acessada no site do WBC (http://www.worldbaristachampionship.com/)

Saiba mais também no Blog oficial do campeonato:

http://worldbaristachampionship.org/2009/

Foto: WBC

Fonte: Equipe Barista Brasil Café - www.baristabrasil.com.br

Equipe Baristas Cafés do Brasil: 12 profissionais na disputa

Posted: 21 Apr 2009 04:55 PM PDT

Será no próximo dia 27 de abril a disputa para a escolha das duas duplas que passarão a integrar a Equipe de Baristas Cafés do Brasil (Brazilian Barista Coffee Team). Os dois times – titular e reserva – serão responsáveis pela excelência do serviço de café em eventos nacionais e internacionais da agenda 2009/2010 do PSI – Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados realizado pela Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos em parceria com a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café.

O concurso – que inclui prova teórica, teste prático e prova oral (de idioma) – será disputado por 12 profissionais, sendo 7 mulheres e 5 homens. O prazo de inscrição terminou quarta-feira (15). A relação dos candidatos selecionados, por ordem alfabética, é a seguinte: Alda de Souza Pereira (Alfenas/MG); Alda Nunes Barroso (Belo Horizonte/MG); Bruna Batista Silva (São Paulo/SP); Bruno Ferreira Silva (São Paulo/SP); Cleia Junqueira (São Paulo/SP); João B.R. de Carvalho Neto (São Paulo/SP); João Carlos Schomolz de Mattos (Ervália/MG); Lílian da Silva Machado (Curitiba/PR); Márcio Dias Lima (Brasília/DF); Rogério Coelho Barroso (São Paulo/SP); Sílvia Magalhães (São Paulo/SP), e Rosa Gabriela Mendonça Paiva (Três Pontas/MG).

A seleção será realizada no CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé-São Paulo (Praça Dom José Gaspar, 30 – 21º andar – Centro – São Paulo-SP), a partir das 9h. O Júri Técnico está a cargo da Associação Brasileira de Café e Barista. A avaliação da prova escrita e do teste oral será feita por Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC, por Christian Santiago e Silva, coordenador executivo do PSI e por Esdras José Maciel, da Rino Publicidade, agência responsável por este programa da Apex-Brasil e ABIC.

Os grupos masculino e feminino serão classificados individualmente. O 1º colocado do grupo masculino e a 1ª colocada do grupo feminino formarão o time titular. Os segundos colocados de cada grupo formarão a equipe reserva, que poderá ser convocada nos casos de impossibilidade dos titulares.

Sobre o PSI

O Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados da Apex-Brasil tem sido fundamental para fomentar as vendas mundiais, e com maior valor agregado, de cafés em grão torrado ou moído produzidos no Brasil.

A exportação com marca brasileira é uma iniciativa muito recente, que assumiu uma característica de negócios consistentes a partir de 2002, quando foi firmado o primeiro convênio entre a Apex-Brasil e a ABIC. Nesses sete anos, em função das ações do PSI, as vendas aumentaram em quase 800%: de US$ 4 milhões, em 2002, para US$ 35,6 milhões, em 2008.

O novo convênio, com validade até 2010, prevê novas estratégias para a inserção dos Cafés do Brasil em diferentes mercados e também junto à alta gastronomia, principal porta de entrada para os cafés gourmet. Daí a grande importância do Brazilian Barista Coffee Team. Os baristas, além de especialistas no preparo de café espresso e de drinques à base de café, têm papel fundamental na divulgação da história e da cultura do produto.

Fonte: ABIC/Tempo de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário