quarta-feira, 8 de abril de 2009

SINDICAFÉ - Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo

SINDICAFÉ - Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo

Concurso Barista Cafes do Brasil

Posted: 08 Apr 2009 12:04 PM PDT

O consumo moderado de café pode fazer bem ao coração

Posted: 08 Apr 2009 07:19 AM PDT

Dr. Darcy Roberto Lima, MD, PhD (Londres)

A depressão é um fator independente de risco cardiovascular para homens e estudos modernos avaliam o papel protetor de medicamentos antidepressivos e hábitos alimentares.

O consumo diário de doses moderadas (três a quatro xícaras ao dia) de café torrado adequadamente (café funcional nutracêutico) pode ser benéfico na prevenção da depressão/DCV por conter, em quantidades superiores às de cafeína (1-2%), compostos quinídeos derivados dos ácidos clorogênicos (2-4%) com ação antioxidante, além de potente ação antagonista opióide (tipo naltrexona) e efeito inibidor da recaptação de adenosina.

No passado um grande número de cardiologistas julgava que o café possuía apenas cafeína, desconhecendo que a bebida contém também maiores quantidades de sais minerais (2-4%), ácidos clorogênicos e quinídeos (2-4%), niacina ou vitamina PP (1%) além da cafeína (1-2%) e centenas de óleos voláteis responsáveis pelo aroma e sabor da bebida, característicos de cada região produtora e dos blends dos fabricantes. Na atualidade evidências científicas permitem classificar o café como uma planta funcional nutracêutica. E novos estudos estão em andamento para avaliar o possível benefício de seu consumo na prevenção da depressão, tabagismo, alcoolismo e mesmo infarto do miocárdio. Por esse motivo o médico deve mudar seu preconceito em relação ao café, o qual considera possuir apenas cafeína, mas reconhecer que talvez possa até ser recomendado a seus pacientes (além do consumo próprio) desde que em quantidades moderadas (3-4 xícaras diárias).

Clique aqui para ver a matéria completa

Dr. Darcy Roberto Lima é Professor do Instituto de Neurologia, UFRJ Diretor Associado de Pesquisas, ICS, Vanderbilt University, TN, USA

Fonte: ABIC

Você sabia? "Cafeína"

Posted: 08 Apr 2009 07:04 AM PDT

Você sabia que o café espresso feito com grãos arábica de alta qualidade, contém menos cafeína que qualquer outra método de preparo?

E o café conilon (robusta) podem ter até o dobro de cafeína que os cafés arábica especiais?

Programa de rádio da Embrapa fala das práticas para colheita de café conilon

Posted: 08 Apr 2009 06:45 AM PDT

Etapa decisiva para a qualidade da bebida, a colheita do café conilon (Coffea canephora) deve ser praticada com alguns cuidados que levam em conta as características da planta e do clima. A escolha da época correta para a colheita, a técnica adequada para a retirada dos grãos e os cuidados para a secagem do café são fatores importantes para o sucesso da safra. A edição desta semana do programa de rádio Prosa Rural, produzido pela Embrapa, trata justamente das práticas adequadas de colheita do café conilon.

Para falar sobre o assunto, o programa conta com a participação do engenheiro agrônomo Samuel Fernandes, da
Embrapa Rondônia. Ele explica que a principal ameaça para a cultura do café, na fase de amadurecimento e colheita, é um pequeno besouro de origem africana conhecido como broca do café. O inseto abre galerias no interior dos frutos e deposita ovos. Depois do nascimento, as larvas se alimentam dos grãos, comprometendo a qualidade do produto.

Para evitar maiores prejuízos com a broca do café existem três simples medidas preventivas. A primeira delas é colher o café na época correta. Atrasar a retirada deixa o fruto exposto por mais tempo à praga. Recomenda-se iniciar a colheita quando 80% dos frutos estiverem maduros, na fase cereja.

A segunda medida preventiva vai apresentar resultados na safra seguinte. Como a broca se alimenta exclusivamente de café, uma medida eficaz para reduzir a população do inseto é retirar todos os frutos do cafeeiro. Deixar um fruto no pé ou no chão da lavoura significa manter alimento para a broca, que pode sobreviver até o ano seguinte e intensificar a infestação. As perdas com a praga podem chegar a 100% da safra, por isso, é altamente recomendável fazer um repasse na lavoura logo após a colheita, para a retirada de eventuais frutos que ficaram para trás.

A terceira medida é a própria técnica de colheita. Ao contrário do café da espécie Coffea arabica, os pés de café conilon apresentam os frutos fixos com maior intensidade nos galhos, o que impede a utilização de máquinas na colheita. A retirada dos frutos, portanto, precisa ser manual, por derriça, e com o apoio de um pano estendido no chão, embaixo do cafeeiro. Isso evita o contato dos frutos com o solo e ajuda a reduzir a infestação da broca.

Outro cuidado que precisa ser tomado diz respeito à secagem dos grãos. Deixar o café em sacas ou amontoado em ambiente úmido favorece o processo de fermentação, que compromete a qualidade da bebida do café e reduz o valor comercial do produto. Para o transporte, são recomendadas sacas de aninhagem e não de plástico. A secagem pode ser feita em terreiros ou em secadores próprios para a atividade.

CUIDADOS COM A PLANTA NO MOMENTO DA COLHEITA

O cafeeiro precisa ser poupado no momento da colheita. Deve-se evitar arrancar muitas folhas ou quebrar ramos da planta. Também é preciso evitar a colheita de café verde, antes do amadurecimento. Isso porque é necessário maior esforço na colheita, o que ocasiona quebra de galhos e queda de folhas. Os grãos verdes são mais fixos á planta.

Além de causar maior desgaste à planta, colher café verde reduz a qualidade da bebida, o valor comercial do produto e a produtividade. Como os frutos verdes são menores, é necessário um maior número de grãos para o preenchimento de uma saca de café. Com isso, gasta-se mais com mão de obra na colheita, que representa de 20% a 32,4% do custo de produção do café, e perde-se na quantidade final de sacas da safra.

O PROGRAMA DE RÁDIO DA EMBRAPA

O programa
Prosa Rural é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os programas são voltados a cada Região do Brasil e transmitidos por uma série de emissoras parceiras de rádio AM e FM. Em Rondônia, onde o programa desta semana foi produzido, 18 emissoras fazem parte da rede.

OUÇA AGORA O PROGRAMA

Clique aqui e assista agora o programa Colheita do Café Conilon.

FONTE

Embrapa RondôniaDaniel Medeiros - JornalistaTelefone (fax): (69) 3225-9387

Brasil colherá 14,3% menos café este ano

Posted: 08 Apr 2009 06:36 AM PDT

A colheita de café do Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, será 14,3% menor que a do ano passado, caindo de 2.790.853 toneladas de café (46,5 milhões de sacas de 60 quilos) para 2.292.975 toneladas (39,9 milhões de sacas de 60 quilos).

A previsão foi divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), ponderando que a redução é consequência do característico ciclo bienal do café brasileiro, em que colheitas elevadas são imediatamente seguidas por produções mais baixas.

A redução da colheita também se deve è redução da área de colheita, dos 2.406.466 hectares do ano passado para 2.162.189 em 2009.

A produtividade média prevista para este ano é de 1.107 quilos por hectare (18,4 sacos por hectare), com uma redução de 12,1% em relação a 2008.

Entretanto, a previsão para a produção de café feita pelo IBGE em março supera em 1,4% a de fevereiro, quando o instituto projetava uma colheita de 2.360.383 toneladas (39,3 milhões de sacas).

O aumento se deve às boas condições meteorológicas e ao fato de que a que a área total ocupada pelo cultivo cresceu 0,5% em comparação com a medida em fevereiro.

Apesar da menor produção prevista para este ano, o Brasil até agora vem aumentando suas exportações de café, mas a receita caiu, junto com o preço.

Segundo os números divulgados ontem pelo Conselho dos Exportadores de Café, o país exportou nos três primeiros meses deste ano 7.470 milhões de sacas do grão, 10% a mais do que no mesmo período de 2008.

O aumento do volume exportado, porém, não impediu que a receita caísse 5% no primeiro trimestre, para US$ 1,019 bilhões em consequência da queda da cotação internacional do grão.

Os principais mercados do café brasileiro no trimestre foram Europa (63%), América do Norte (18%) e Ásia (14%).

Fonte: www.g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário