segunda-feira, 25 de maio de 2009

Qualidade do pó e moagem são essenciais para um bom café - Terra - Mulher

 

Domingo, 24 de maio de 2009, 14h08

Qualidade do pó e moagem são essenciais para um bom café

Getty Images


Para fazer um bom café, é fundamental saber escolher um pó de qualidade

Rosana Ferreira

Especialistas de café também são unânimes ao afirmar que para se obter um café com aroma de sabor superior, é importante usar produtos de qualidade. Quem entende do assunto prefere os cafés gourmet ou especiais. "Ministro um curso sobre café caseiro e o primeiro assunto abordado é a qualidade. É possível fazer um ótimo café em casa, basta saber escolher o produto", diz Luciana Sturba, proprietária do Grenat Cafés Especiais, de Brasília. A barista Gelma Franco, que também é diretora de marketing da Associação Brasileira de Baristas, explica cada categoria de café:

Tradicional
É o tipo da maioria das marcas encontradas em supermercados populares. Feito com os grãos de robusta e arábica, mas não tem origem. É permitida a presença de 450 grãos defeituosos em 300 g do produto. Deixa a desejar em sabor e aroma, segundo os especialistas.

Superior
É melhor que o tradicional, feito com 80% de grãos arábica e 20% de robusta, mas não tem origem. É usado em máquinas, como aquelas encontradas em escritórios e estabelecimentos comerciais.

Gourmet
Seus grãos são 100% arábica (essa informação deve constar na embalagem). Como não tem presença de robusta, apresenta três vezes menos cafeína que o café tradicional. O tipo robusta é mais rico em cafeína. É encontrado em alguns supermercados.

Especial
É uma subcategoria do gourmet, mas é superior, pois tem DOC (Denominação de Origem Controlada). Isso significa que o consumidor pode rastrear o café que consome - saber informações sobre a fazenda produtora, quem plantou, quando foi colhido, dentre outras. A quantidade de grãos defeituosos em 300 g de café não passa de seis unidades. É o preferido dos baristas, encontrado em casas especializadas.

Moagem
Para o uso do café na cafeteira Moka, a recomendação é de moagem italiana ou grossa. O que é isso? Pois é, esse tipo de informação não é encontrado na maioria das embalagens de café. "Nossa luta é para que haja classificações nas embalagens", diz a barista Gelma Franco. Enquanto isso não acontece, ela diz que, quando não estiver especificada "moagem italiana" na embalagem, significa que serve para filtro de papel. "Se você quiser escolher moagem fina, média ou grossa, é preciso adquirir o produto em casas especializadas", sugere Gelma. "O bom mesmo é comprar o café em grãos e moer em casa, na hora de preparar a bebida", diz a barista. Assim as características do café são aproveitadas ao máximo, já que sua oxidação começa 15 minutos após a moagem.
Veja para que serve cada tipo de moagem, segundo a ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Cafés):
- Pulverizado: café árabe, quando o pó não é coado
- Fina/média: filtração (filtro de papel ou coador de pano)
- Média: sob pressão (café expresso)
- Grossa: percolação (cafeteira italiana)

Qualidade do pó e moagem são essenciais para um bom café - Terra - Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário