sexta-feira, 19 de junho de 2009

Inverno magro - Receitas

 

Inverno magro

18/06/2009 - 17h04 ( - gazeta online)

Na estação mais fria do ano, além da pele e corpo, o cuidado com a alimentação é fundamental. A tradicional dieta do inverno, que deveria ser à base de alimentos leves como uma sopinha de legumes, fica em risco. Primeiro porque o organismo queima mais energia para manter o corpo aquecido, necessitando, portanto, de mais comida. Segundo porque, nesta época do ano, canjicas, pés de moleques e outros quitutes calóricos ganham espaço no cardápio.
Para não perder o pique e se entregar ao sono e comilança que o clima proporciona, a nutricionista Carmem Soares indica a ingestão de chocolate ou cacau puro, chocolate meio amargo e café sem açúcar. Cortando a sacarose destes alimentos. Ingerindo as versões dietéticas, é possível consumi-los sem restrição. Para quem tem medo de engordar com uma simples barra de chocolate, mas precisa de uma energia extra para auxiliar na rotina, o chá verde é uma alternativa. A bebida não possui calorias e é estimulante.


Para piorar, no inverno, muitas pessoas tendem a largar a academia. Para Carmem Soares, esse é um erro. "A atividade física produz energia e metaboliza o tecido gorduroso, principalmente a atividade física aeróbica. É importante não deixar de se exercitar", afirma. 

A nutricionista ainda sugere a ingestão de alimentos ditos "quentes". Com a ingestão de condimentos que elevam a temperatura do corpo, o sangue circula melhor, há maior produção de energia e consequentemente, maior conforto e sensação de saciedade.


Gerando calor com baixa caloria


Ingredientes presentes no quentão e na canjica podem ser bons aliados da boa alimentação no inverno. O gengibre e a canela geram calor no corpo com baixas calorias. "Eles te dão calor sem te dar caloria", declara Carmem.  Estas sobremesas e outros pratos devem ser readequados visando a baixa caloria. A canjica deve ser feita com leite desnatado, sem coco e amendoim, pois estes alimentos são ricos em gordura. O açúcar também sempre que possível deve ser substitído pelo adoçante. As ervas aromáticas, especiarias e pimentas são opções de condimentos que aquecem, são saborosos e não deixa ninguém de consciência pesada após a refeição.
Confira receitas rápidas e práticas para um inverno magro e saboroso:

Mousse light de caféChocolate quente inverno
4 copos de leite desnatado
1 caixa de creme de leite
1 barra de chocolate meio amargo


Mousse light de café

Chocolate quente inverno
Ingredientes:
1 ovo
200 ml de leite desnatado
4 colheres de sopa de adoçante em pó
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de café solúvel


Modo de preparo:


Separe a gema da clara. Num tachinho coloque a gema batida com o adoçante, o café e o amido de milho e já juntando o leite morno aos poucos. Leve ao fogo até o creme engrossar. Retire e deixe arrefecer. Bata depois a clara em neve e junte-a cuidadosamente ao preparado anterior. Coloque a mousse em copos ou tacinhas individuais e leve ao frigorífico algumas horas.
Rende: 2 porções

Inverno magro - gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário