quinta-feira, 18 de março de 2010

The Coffee Traveler - By Ensei Neto

The Coffee Traveler - By Ensei Neto

Link to The Coffee Traveler

Um Mixologista Genial!

Posted: 17 Mar 2010 07:10 PM PDT

Mixologia?

Arte de Mesclar sabores e aromas, criando novas bebidas!

Mixologista genial?

Marco De la Roche se sagrou novamente Campeão Brasileiro do Campeonato Coffee in Good Spirits, durante o 9º Campeonato Brasileiro de Barista, encerrado no último dia 11 de março em São Paulo, no belíssimo Mercado Municipal de São Paulo. Na realidade, defendeu o título de 2009 e, portanto, é o primeiro Bicampeão Brasileiro na modalidade!

Marco tem se revelado um talentoso profissional na arte de criar bebidas, com arejadas idéias e renovados conceitos.

No campeonato, o Irish Coffee é drinque de apresentação obrigatória, onde a execução, principalmente no delicado momento de se colocar o creme de leite fresco batido na coqueteleira, tem de ser precisa.

Seu drinque de assinatura foi simplesmente impressionante!

Ele estava muito entusiasmado ao me explicar sobre o seu drinque na sala de preparação onde estavam todos os competidores.

A base de sua bebida estava no preparo do café da Alta Mogiana, SP,  extraído em uma Aeropress.

Detalhe: juntou flores de camomila ao café na extração, obtendo um interessante efeito de aromas e sabores que me surpreendeu pela genial simplicidade!

Até porque o aroma de camomila é inesperado no café…

Ao final, o drinque, servido num largo copo de vidro, recebeu uma inusitada pedra de gelo esférica, que, além de criar em belo efeito visual, resfriou rapidamente o drinque e exaltou as notas florais da camomila no café.

E sua criatividade se estendeu ao divertido e inspirado menu, que está na foto acima.

É muito saudável ver gente nova trabalhando para oferecer novos conceitos. E se você tiver a oportunidade de encontrar o Marco preparando drinques, vá e experimente, não importando o tamanho da fila.

Garanto que você não vai se arrepender!

Hoje é dia de Irish Coffee!

Posted: 17 Mar 2010 06:32 PM PDT

Hoje é dia de Irish Coffee!

Numa iniciativa da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café e seu programa CCQ – Círculo de Café de Qualidade, que reune cafeterias da categoria Premium em todo o Brasil, comemora-se nesta semana a Semana do Irish Coffee.

Em especial, a data mais importante é hoje, dedicada ao santo patrono da Irlanda, Saint Patrick.

O Irish Coffee é um drinque que revela uma profunda ligação entre o Brasil e aquele país da Grã Bretanha, criado num gélido dia por um barman do aeroporto de Dublin, Mr. Sheridan, para aquecer o espírito e o corpo das pessoas que desembarcavam.

A receita tem como base um brasileiríssimo café, assim descrito na receita original, um genuíno whiskey irlandês, usualmente o emblemático Jameson, creme de leite fresco e açúcar. Um petardo para dias particularmente frios!

Na foto acima, um Irish Coffee preparado pelo Bruno Ferreira, do Suplicy Café, o mais premiado barista do ano, vice-campeão barista brasileiro e vice-campeão brasileiro de Lattè Art.

O Irish Coffee também faz parte do roteiro obrigatório do Campeonato Brasileiro Coffee in Good Spirits, vencido este ano novamente pelo talentoso Marco De la Roche.

Se você ainda não conhece esse drinque, vale experimentar pela diversão e história.

No website da ABIC (www.abic.com.br) encontra-se a relação das cafeterias que fazem parte desta animada semana.

Ah, a taça em que se serve o Irish Coffee tem um design especial, como pode ser visto nesta foto. Não aceite que seja servido em outra que não seja essa.

O efeito visual que esse drinque tem, provocado pelo “colarinho” que é formado pelo creme de leite agitado com gelo numa coqueteleira, é muito bacana, lembrando um bela cerveja preta…

Nenhum comentário:

Postar um comentário