quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

RECEITA VÍDEO - Panetone de café - Aprenda a fazer um panetone com nozes e café Café - Revista Cafeicultura

 

24/12/2009 09:00
RECEITA VÍDEO - Panetone de café - Aprenda a fazer um panetone com nozes e café
A receita é de autoria da Dona Mara Pereira, que optou por viver em Cachoeira de Minas após o casamento com o Seu Paulo Pereira. Além do café e das nozes, a receita leva farinha, ovos e margarina.



Globo Rural

Quinta-feira, 24/12/2009

A receita especial de fim de ano que você vai ver hoje no Globo Rural vem do sul de Minas Gerais. É um panetone que incorpora o sabor do café, uma das culturas mais importantes do estado.
O cafezal verdinho é uma das culturas do sítio São Sebastião, herança dos pais de Paulo, produtor rural preocupado com a preservação da natureza. “Como a gente tem este sítio e nós não vamos sair daqui por nada, eu e minha esposa, então a gente arrumou esta meta para cumprir, que é justamente preservar a natureza”, diz Paulo Pereira, agricultor.

A esposa largou a vida na cidade para morar na roça desde que casou. “Fiz esta opção de vida, de morar aqui no sítio, criar minha família e viver neste lugar maravilhoso que é a zona rural”, conta Mara Pereira, agricultora.

O xodó da dona Mara é um pé de noz pecan, que ela usa o fruto em vários pratos.

As nozes e o café colhidos no sítio inspiraram dona Mara a criar uma receita de Natal que ela chama de cafetone. “É um tipo de panetone com sabor de café. Ele leva café na massa, no recheio e na cobertura”, explica ela.

Então anote os ingredientes da massa: vinte gramas de fermento biológico para pão dois ovos inteiros, três copos americanos de açúcar, dois de café coado bem forte, dois de leite morno duas colheres de sopa de margarina, seis gotas de essência de panetone e farinha de trigo até dar o ponto.

O primeiro passo é preparar o fermento. O pó deve ser misturado com o leite morno, duas colheres de açúcar e três de farinha de trigo. É preciso aquecer a mistura. “Eu aqueço por cinco minutos, desligo o forno e coloco o fermento para crescer durante 20 minutos”, explica.

Acrescente os ovos, a margarina, o café, o açúcar, o leite e as seis gotas de essência de panetone. Coloque farinha de trigo até a massa desgrudar das mãos e reserve.

Vamos agora ao recheio. Você vai precisar de uma lata de leite condensado a mesma medida de leite e a mesma de café coado bem forte duas colheres de sopa de amido de milho, uma de margarina e uma xícara de nozes trituradas.

Numa panela, junte o leite condensando, o leite, o café coado, a margarina e o amido de milho. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar.

A montagem do cafetone é fácil: abra a massa sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Depois, espalhe o creme já frio, agora espalhe as nozes picadas, enrole, corte em pedaços pequenos e coloque em formas de papel untadas com margarina. A massa vai crescer em temperatura ambiente por cerca de duas horas.

Atenção para a dica: “Sempre fazer ele em dias quentes, dias de sol, igual ao normal de qualquer pão. Porque se está em um dia frio, úmido, ele demora mais para crescer”, garante Mara.

Leve ao forno brando e vá subindo a temperatura aos poucos até assar. Leva cerca de uma hora.

Aproveite para preparar a cobertura. Os ingredientes são: uma lata de leite condensado, a mesma medida de leite, mais uma de café coado forte, uma colher de sopa de margarina e uma de café solúvel.

Junte numa panela o leite condensado, o leite, a margarina, o café coado e o café solúvel cozinhe em fogo baixo até engrossar. Aí é só cobrir o cafetone e decorar com grãos de café moídos e nozes.

A dona Mara reuniu a família e nos convidou para experimentar a receita que tem a cara do sul de Minas.

Ingredientes massa:

- 20 gramas de fermento biológico para pão
- 2 ovos inteiros
- 3 copos americanos de açúcar
- 2 copos americanos de café coado bem forte
- 2 de leite morno
- 2 colheres de sopa de margarina
- 6 gotas de essência de panetone
- farinha de trigo até dar o ponto

Ingredientes recheio:

- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de leite (usar a lata de leite condensado como medida)
- a mesma medida de café coado bem forte (usar a lata de leite condensado como medida)
- duas colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 xícara de nozes trituradas

Ingredientes cobertura:

- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de leite (usar a lata de leite condensado como medida)
- a mesma medida de café coado forte (usar a lata de leite condensado como medida)
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 colher de sopa de café solúvel

RECEITA VÍDEO - Panetone de café - Aprenda a fazer um panetone com nozes e café Café - Revista Cafeicultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário